EXPOSIÇÃO SELECTIVA À DESINFORMAÇÃO



Dedicado aos meus “críticos”.
É quando alguém simplesmente prefere ler ou não ler ou expor-se à uma determinada informação ou situação com medo de mudar de opinião ou por não gostar do emissor. Tal é a predisposição de muitos jovens cidadãos que, devido ao seu estado excessivamente polarizado, confundem crença com verdade ou opinião com facto. Fazem-no para proteger os seus preconceitos que lhes são funcionais à medida que torna inteligível a sua cosmovisão. Mas aqui está o problema. A tendência global desse fenómeno é assustadora. O paradoxal declínio da leitura é uma realidade; a abundância da informação contrasta com a cada vez perda da atenção; as teorias de conspiração dominam as cabeças dos mais férteis intelectuais e a fuga ao debate ancorado em factos parece ser a alternativa ao pensamento indolente.
O que estamos a plantar hoje, pode nos custar muito caro dentro de uma década, onde poderemos ter uma juventude sem norte, birrenta e desprovida de nenhuma capacidade de pensamento critico e de solução de problemas; habilidades cada vez mais exigidas nesta nova economia.

Eu estou preocupado com esse novo exército de analfabetos funcionais. Estou preocupado com a REVOLUÇÃO DOS PORCOS [Animal Farm, romance de George Orwel publicado 1945 conta a história de um grupo de animais de fazenda que se rebelam contra seu fazendeiro humano, na esperança de criar uma sociedade onde os animais pudessem ser iguais, livres e felizes. Por fim, porém, a rebelião foi traída e a fazenda acabou num estado tão ruim quanto antes, sob a ditadura de um porco chamado Napoleão].

Por: Egidio Vaz

Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Supeia confere posse a novos dirigentes de Cabo Delgado

FDS neutralizam mais um líder do grupo terrorista em Cabo Delgado

Conhecidos nomes dos terroristas que actuam em Cabo Delgado