Vilas de Ibo e Balama farão parte das autarquias locais em Cabo Delgado

A Comissão de Administração Pública e Poder Local da Assembleia da República, em Cabo Delgado, aprovou as vilas de Balama e Ibo para fazer parte das Autarquias.

A aprovação teve lugar anteontem (01), na cidade de Pemba, durante a auscultação em torno da proposta de Lei de criação das Autarquias Locais, encontro em que participaram os órgãos de governação descentralizada provincial, órgãos de representação do Estado na província, presidente e vice-presidentes da Assembleia Provincial e chefes das bancadas.

Na ocasião, o governador da província, Valige Tauabo, referiu que a descentralização das vilas de Balama e Ibo vai trazer um desenvolvimento económico e social, para além de ajustar a realidade de forma adequada aos desafios do presente e do futuro. 

Por sua vez, os participantes da reunião afirmaram que a escolha das duas vilas foi assertiva, considerando, por exemplo, que a vila do Ibo foi a primeira capital da província e no turismo é um potencial ao nível de Cabo Delgado. 

Num outro desenvolvimento, destacaram que a vila de Balama é, economicamente, uma referência em Cabo Delgado e a sua localização ao longo do corredor Pemba-Lichinga é uma vantagem, para além de possuir a maior indústria extractiva de grafite. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Supeia confere posse a novos dirigentes de Cabo Delgado

FDS neutralizam mais um líder do grupo terrorista em Cabo Delgado

Conhecidos nomes dos terroristas que actuam em Cabo Delgado