Governo construirá casas para mulheres deslocadas em Ancuabe

Está em curso, em Cabo Delgado, a construção de 40 casas, com base em material misto, destinadas às mulheres deslocadas, que se encontram em situação de vulnerabilidade no centro de reassentamento de Marokani, no distrito de Ancuabe.

Segundo o jornal Notícias, o oficial sênior para os assentamentos humanos, no escritório regional para África da ONU-Habitat, Mathias Spa liviero, disse semana passada em Pemba que as casas fazem parte da primeira fase do programa de intervenções integradas desta agência das Nações Unidas nas aldeias de reassentamento.

Spaliviero, que falava na IV Sessão Ordinária do Conselho Provincial de Coordenação (CPC), procedeu igualmente à apresentação da proposta do programa abrangente da ONU-Habitat, para o Norte do país, nomeadamente sobre a abordagem territorial integrada e de multi-escala daquela instituição, no âmbito do Projecto de Recuperação da Crise na região Norte (NCRP).

O Conselho Provincial de Coordenação de Cabo Delgado reúne os órgãos de governação descentralizada - Conselho Executivo Provincial e Conselho de Representação do Estado - e o Conselho Municipal da Cidade de Pemba.

A acção da ONU-Habitat, segundo foi referido, tem como objectivo intervir em diferentes escalas geográficas simultaneamente e de forma coerente, para transformar a crise que afecta o Norte do país em oportunidade de forma a realizar sistematicamente a relação humanitário-desenvolvimento-paz. 

Falando na abertura do encontro, o governador de Cabo Delgado,Valige Tauabo, destacou que a reunião visava melhorar a coordenação das partes, no exercício das suas actividades, no âmbito da reconstrução da província e evitar a dispersão de esforços e fundos. 

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Capturados supostos terroristas em Ancuabe

Vila de Quissanga está isolada

50 terroristas abatidos em Mocímboa da Praia