Tauabo defende exploração das águas interiores para prática da pesca artesanal
O Governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, defende a necessidade de promover as potencialidades das massas de água existentes em alguns distritos do interior da província para a prática de pesca de modo a trazer vantagens económicas e nutricionais.
“A pesca, actualmente, praticada nos distritos de Palma, Mocímboa da Praia, Macomia, Quissanga e Pemba é artesanal. Todavia, existem distritos do interior com grandes massas de água, nomeadamente Nangade, Muidumbe e Balama, onde é possível desenvolver a pesca e lograr vantagens comerciais e nutricionais”, destacou Tauabo, citado pelo jornal Notícias.
O governante, que falava esta semana, na cidade de Pemba, durante a cerimónia de abertura da época pesqueira, referiu que os recursos pesqueiros são de vital importância para a segurança alimentar, nutricional e desenvolvimento económico da província e do país.
Com vista a mitigar os impactos negativos decorrentes da actividade, o governador encorajou a Direcção Provincial de Agricultura e Pescas a continuar a desenvolver acções de combate à poluição marinha, pesca ilegal e abate de mangais, entre outras práticas nocivas.
Exortou aos pescadores a cumprirem com o pagamento de licenças de pesca bem como o aumento da captura do pescado, com vista a garantir a segurança alimentar e nutricional da população e geração de renda para suas famílias.
Para a presente época pesqueira, a província prevê capturar 32.781 toneladas de pescado diverso, contra 30.306 da safra passada.
Diga-se que Cabo Delgado possui uma costa marítima com 430 km de comprimento, vastas áreas de mangal e 32 ilhas coralíferas, que formam o Arquipélago das Quirimbas.
Comentários
Enviar um comentário