Pescadores artesanais abrangidos pelo Registo Electrónico do Pescador
Cerca de dois mil pescadores artesanais poderão ser abrangidos, este ano, no processo de Registo Electrónico do Pescador em curso no país.
A informação, conforme a Rádio Moçambique (RM), foi avançada pelo director-geral da Administração Nacional, Cassamo Júnior, em Mecúfi, durante a entrega simbólica de cartões de registo a 71 pescadores artesanais.
Na ocasião, Júnior fez saber que com a iniciativa o Governo visa, entre outras vantagens, encorajar aos pescadores a praticarem a pesca de forma legal e sustentável.
“Fizemos uma reflexão e constatamos que o nosso pescador artesanal contribui com mais de 90% da produção global do nosso país. São os pescadores artesanais que garantem a segurança alimentar nutricional das nossas populações em pescado. Constatamos que não existe um documento que identifique o pescador artesanal; este cartão não substitui o B.I mas nos permite saber quantos pescadores e quem é o pescador que está no distrito de Mecúfi. Podemos com este cartão, saber quantos barcos tem e quantas redes tem o nosso pescador", disse.
Importa referir que o processo de registro electrónico de pescador, iniciado em 2018, prevê abranger, este ano, cerca de 15 mil pescadores artesanais, em todo país.
Comentários
Enviar um comentário