Lançada IV campanha de vacinação contra a poliomielite em Ibo
O secretário permanente do distrito de Ibo, Egas Maria Nhamuanzo, lançou, na semana finda, a IV campanha de vacinação contra a poliomielite, abrangendo crianças dos zero aos cinco anos de idade, mesmo que tenham sido vacinadas anteriormente.
Na ocasião, Egas Nhamuanzo referiu que a poliomielite é uma doença extremamente contagiosa e pode propagar-se facilmente, sendo que toda criança é susceptível a doença.
"A vacina é a melhor forma de prevenção e protege as crianças para toda a vida. É fundamental que os pais, encarregados de educação, lideranças a todos os níveis, enfim todos os segmentos da sociedade compreendam o quão é importante que cada criança receba a sua vacina", sublinhou o dirigente.
No Ibo, a campanha de vacinação contra a pólio vai abranger cerca de 6.400 crianças e vai decorrer, através de brigadas móveis de casa a casa, centro infantil, e também através de brigadas fixas nas unidades sanitárias e outros espaços de concentração de pessoas.
"Em caso das brigadas não passarem nas casas, é tarefa dos pais e encarregados das crianças levar até nos postos fixos das unidades sanitárias para a toma da vacina, recomendou Nhamuanzo.
Refira-se que a poliomielite apresenta sintomas como a febre, dor de cabeça, mal-estar, dor de garganta e no corpo, vómitos, diarreia, constipação e nas formas graves a flacidez muscular que afecta, em regra, os membros inferiores.
Comentários
Enviar um comentário