António Supeia confere posse a novos dirigentes de Cabo Delgado
Tratam-se de Jenuína Charles Nangundo, nomeado para exercer as funções de Directora do Serviço Provincial dos Combatentes, Álvaro Floriano Ernesto, Delegado provincial do Instituto Nacional de Saúde, Edson Renato Fernando, Médico-Chefe Provincial e Artemisa Tiago António, Chefe do Departamento de Contabilidade Pública no Serviço Provincial de Economia e Finanças.
O acto teve lugar, ontem (26), ocasião na qual o Secretário de Estado de Cabo Delgado, António Supeia, apelou aos empossados a privilegiar o trabalho em equipa, guiando-se pela humildade, integridade e a defesa dos interesses do Estado.
O secretário desafiou-os, igualmente, a trabalharem em estreita observância às regras que norteiam a gestão da coisa pública, distanciando-se da corrupção, o nepotismo, o burocratismo, os problemas de acesso aos serviços públicos pelos cidadãos (sobretudo as camadas desfavorecidas que constituem prioridade da agenda de governação), entre outros males que colocam em causa o bom nome da Administração Pública.
De forma particular, o dirigente pediu à Jenuína Nangundo que garanta a implementação de planos e programas do sector bem como promover a participação de organizações e associações da sociedade civil nas respectivas áreas de actuação.
Já Álvaro Ernesto foi desafiado a desenvolver a investigação clínica, epidemiológica e sócio-antropológica com base nas prioridades locais, avaliar a situação de saúde e seus determinantes a nível local, avaliar tecnologias aplicadas à prevenção e controlo de doenças e contribuir para o diagnóstico laboratorial face aos surtos epidémicos, assim como a realizar o controlo de qualidade das análises laboratoriais.
Num outro desenvolvimento, o SE recomendou a Edson Fernando a garantir o controlo e supervisão da rede sanitária, o exercício profissional do pessoal técnico de saúde quer do sector quer público como privado dentro das competências previstas por lei e assegurar a prevenção de doenças, promover a higiene, saneamento do meio e qualidade de vida.
“A província de Cabo espera de vós, um trabalho abnegado e atitude proactiva nas funções e tarefas que vos são confiadas pelo Estado, para que a cada dia tenhamos resultados visíveis com impacto directo no seio da nossa população e dos utentes dos nossos serviços”, reiterou Supeia, para quem os empossados devem servir de exemplo e inspiração na visão e missão de busca de soluções para os desafios actuais e a concretização do desejo colectivo de promover o desenvolvimento acelerado e sustentável de Cabo Delgado.
Diga-se que a cerimónia de tomada de posse foi testemunhada pelo Primeiro-secretário do Comité provincial da FRELIMO, em Cabo Delgado, José Kalime, entre outros convidados.
Comentários
Enviar um comentário