Lançado Projecto de Suporte ao Grande Desenvolvimento Sócio-Económico e Recuperação em Pemba
O governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, procedeu, ontem (02), ao lançamento do Projecto de Suporte ao Grande Desenvolvimento Sócio-Económico e Recuperação, em Pemba.
Trata-se de um projecto de recuperação de emergência registados nos últimos anos na Província, com a duração de 4 anos, vai abranger os distritos de Metuge e Pemba e vão beneficiar mais de vinte e cinco mil pessoas que se encontram nos centros de reassentamentos, comunidades anfitriãs em actividades de segurança alimentar.
Na ocasião, o governante referiu que a província estabeleceu um plano de gestão de deslocados, que permitiu implementar os centros de reassentamentos nos distritos não fectados para acolher a população deslocada, igualmente estabeleceu um plano de reconstrução das zonas afectadas, cuja materialização é o principal desafio da actualidade enquanto as Forças de Defesa e Segurança (FDS) se desdobram para terminar com os ataques terroristas.
Tauabo disse ainda que "durante todo este período estamos empenhados na assistência humanitária da população deslocada, que, aos poucos, está voluntariamente a regressar para as suas zonas de origem".
Entretanto, a directora-adjunta da ADPP em Moçambique, Anete Castela, disse que estão a trabalhar com às famílias deslocadas nos centros de reassentamento para melhorar a dieta e a segurança alimentar, as acções estão enquadradas no programa de Moçambique para apoiar o desenvolvimento sócio-económico na recuperação da província e reforçar o desenvolvimento sustentável das pessoas deslocadas e acolhedoras.
Refira-se que o projecto é para empoderamento e engajamento de jovens e mulheres para geração de rendimento e liderança, será financiado pela USAID e implementado pela ADPP.
Comentários
Enviar um comentário