Taubo apela a eliminação do lixo em Cabo Delgado
O governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, apelou a tomada de medidas para eliminar o lixo e as águas concentradas em locais não apropriados, em Cabo Delado, particularmente nos distritos de Ancuabe, Ibo e Mecúfi.
O governador falava, ontem (07), na cidade de Pemba, durante um encontro de definição de estratégias para administração massiva de medicamentos contra a malária, que contou com a presença dos administradores dos distritos referidos e outros quadros da Saúde e Educação.
Na ocasião, Tauabo disse que a campanha será realizada em três rondas, sendo que, a primeira vai decorrer de 20 de Fevereiro à 07 de Março, a segunda de 24 de Abril à 06 de Maio e a terceira de ronda de 05 à 15 de Junho, e ao todo serão tratadas 292.016 pessoas dos distritos abrangidos.
Por sua vez, o director provincial da Saúde, em Cabo Delgado, Magido Sabune, sublinhou a necessidade de engajamento e envolvimento de todos os actores para a maximização dos resultados e consequentemente diminuição dos casos de malária.
O ano passado, Cabo Delgado registou um total de 1.291.662 casos de malária, contra 1.119.115 casos notificados em 2021, tendo se verificado uma subida de 15 por cento.
Vale referir que a malária é uma das principais causas de procura dos serviços de saúde, com peso de 30 por cento dos doentes atendidos nas consultas externas.
Comentários
Enviar um comentário