Tauabo: "Obras literárias devem contrariar o espírito de vida fácil".
O governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, defendeu, domingo (23), que as obras literárias da actualidade devem contrariar o espírito de “vida fácil”, facto que leva jovens e adultos a engrossar as fileiras de terroristas e delinquentes.
O governante falava na cidade de Pemba, por ocasião da celebração do dia Internacional do Livro e dos Direitos de Autor.
Na ocasião, Tauabo disse ainda que os autores devem escrever mais livros que estimulam o senso crítico e a capacidade de interpretar e compreender a vida.
Para dar acesso aos livros e estimular o gosto pela leitura, o dirigente garantiu que o Governo vai continuar a implantar e apetrechar bibliotecas distritais e nas escolas.
Na mesma oportunidade, o Presidente da Associação dos Escritores de Cabo Delgado, Joel Amba, afirmou que os escritores em Cabo Delgado estão preocupados com a falta de recursos financeiros e materiais para a exteriorização das suas obras.
Amba considera que se o actual cenário se inverter, ou seja, com a disponibilização de recursos, os escritores de Cabo Delgado estarão motivados a escrever e publicar suas obras.
Importa referir que a celebração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor foi abrilhantada com actuação da banda Cantate, declamação de poemas, e exposição de obras literárias.
Comentários
Enviar um comentário