Total prepara regresso com programas de desenvolvimento social para Cabo Delgado

  


A multinacional TotalEnergies prepara o regresso das operações do seu projecto LNG Moçambique na província de Cabo Delgado, onde reconhece que a situação de segurança melhorou, mas aponta um conjunto de iniciativas visando criar uma estratégia de desenvolvimento consistente e sustentável.

Entre as iniciativas consta a criação de uma “Fundação dedicada à implementação de um programa de desenvolvimento sócio-económico que abrangerá todo o território da província de Cabo Delgado, como parte de uma estratégia de desenvolvimento consistente e sustentável e um grupo de trabalho em conjunto com as autoridades moçambicanas para permitir que todas as famílias obtenham, até ao final do Verão de 2023, os documentos legais necessários para receberem os pagamentos que lhes são devidos”.

Também propõe a elaboração de um memorando de entendimento entre os consórcios de petrolíferas em Cabo Delgado e o Governo que prevê um bónus para os militares que guardam os projectos, desde que não violem os direitos humanos.

Estas conclusões estão num relatório de 76 páginas, intitulado “Relatório sobre a situação sócio-económica, humanitária e situação dos direitos humanos na área de Palma Afungi-Mocímboa”, elaborado em Março por Jean-Crhistophe Rufin, antigo embaixador da França no Senegal, e Ingrid Glowacki, consultora, e ao qual a Voz da América teve acesso, segundo o Jornal Notícias.

Para sustentar a fundação que se designará “Pamoja Tunaweza” (“juntos podemos”, em Kiswahili), será definido “um orçamento plurianual de 200 milhões de dólares”.

A organização será “presidida por uma figura reconhecida no domínio do desenvolvimento económico local e supervisionada por um Conselho de Administração que incluirá representantes da Mozambique LNG e da sociedade civil”, diz o documento.

“As suas acções serão conduzidas de forma coordenada com as actividades levadas a cabo pelos outros actores do desenvolvimento presentes na província de Cabo Delgado”, defendem os autores do relatório, segundo a AIM.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Capturados supostos terroristas em Ancuabe

Vila de Quissanga está isolada

50 terroristas abatidos em Mocímboa da Praia