Edilidade de Pemba está a construir dois mercados
O Município da cidade de Pemba está, desde o mês passado, a construir dois mercados municipais de alimentos frescos nos bairros Eduardo Mondlane e Muxara, com o intuito de contribuir para a transformação dos sistemas alimentares.
Devendo beneficiar mais de 140 comerciantes, estes mercados incluirão, além de uma estrutura de conservação, áreas de processamento e higienização de produtos altamente perecíveis como pescado e carnes.
As obras foram lançadas pelo edil de Pemba, Florete Simba Motarua, que, na ocasião, disse que estes projectos revelam o interesse da autarquia em criar condições melhoradas dos sistemas de alimentação e oportunidade de prover alimentos diferenciados e balanceados para a dieta dos citadinos de Pemba.
Na mesma oportunidade, o director Nacional da GAIN, Gaspar Cuambe, destacou que estes mercados terão uma capacidade acumulada de 132 bancas, 7 lojas e 5 compartimentos cobertos para os grossistas, e o apetrechamento com equipamentos de conservação em frio, para garantir maior segurança dos alimentos comercializados nesses mercados.
Os mercados estão sendo financiados pela GAIN Moçambique e cofinanciados pelo Reino da Noruega com um investimento total de pouco mais de 873.000,00 dólares americanos.
Vale referir que, nos últimos tempos, Cabo Delgado tem recebido investimento de alto valor estratégico para os sistemas alimentares, o que exige uma concentração maior de capital humano que vai resultar no aumento da procura por serviços e produtos alimentares.
Comentários
Enviar um comentário