Governo de Cabo Delgado reassenta deslocados em novas aldeias

 

O Governo de Cabo Delgado está a evacuar deslocados dos ataques armados, que se encontram acolhidos em casas de parentes, em Pemba, para aldeias de reassentamento. A operação visa descongestionar as casas de famílias que acolhem os seus parentes vindos das zonas assoladas pelo terrorismo.

O novo destino dos referidos deslocados é a aldeia de Marocane, no distrito de Ancuabe, onde vários deslocados chegam, todos os dias, em autocarros disponibilizados pelo Governo.

À sua chegada, a camada recebe kits de abrigo, além de comida, utensílios de cozinha e é indicada um espaço onde deve fixar-se, assim como praticar a agricultura.

De acordo com o Secretário do Estado de Cabo Delgado, Armindo Ngunga, mais de 75 por cento da população, actualmente, existente na província é composta por deslocados que fogem da guerra em alguns distritos.

Nesse sentido, o Governo, com ajuda dos seus parceiros, tem criado condições mínimas de habitabilidade, instalando infra-estruturas nas aldeias de reassentamento aos deslocados, a título de exemplo, fontes de água e tendas de saúde móveis para atender as famílias que chegam aos novos destinos.

Importa destacar que para além de Marocane, já estão a ser criadas outras aldeias em vários distritos de Cabo Delgado.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Supeia confere posse a novos dirigentes de Cabo Delgado

FDS neutralizam mais um líder do grupo terrorista em Cabo Delgado

Conhecidos nomes dos terroristas que actuam em Cabo Delgado