Talapa chama atenção aos Gestores do INSS, em Pemba


A Ministra do Trabalho e Segurança Social, Margarida Adamugy Talapa, desafiou os gestores do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) a não justificarem o incumprimento de metas daquela instituição, alegadamente, por causa da pandemia.

A ministra falava, sexta-feira (04), na cidade de Pemba, durante a abertura oficial da Reunião Nacional do INSS, onde sublinhou que é preciso reinventar-se ao novo normal e colocar na busca de soluções para responder aos desafios que são impostos actualmente.

Segundo Talapa, as metas do Programa Quinquenal, no domínio da Segurança Social Obrigatória, só serão alcançadas com dedicação dos membros do Conselho de Administração (CA), da Direcção Geral e dos funcionários e Agentes do Estado afectos à instituição.

“Os progressos registados são de celebrar, porém não nos podem deixar descansados, pois persistem desafios: a dívida de contribuições e a existência de empresas não inscritas, condicionam o acesso às pensões e subsídios por parte dos beneficiários”, disse.

Face a este cenário, Talapa quer que o INSS, conjuntamente com a Inspecção Geral do Trabalho (IGT), reforce as parcerias existentes com as organizações representativas dos trabalhadores e empregadores para facilitar a identificação de devedores e, sobretudo, empreender acções de sensibilização para a importância do pagamento de contribuições para o futuro dos trabalhadores e seus familiares.

“Temos que intensificar e capitalizar as palestras aos contribuintes e beneficiários como forma de aumentar o nível de consciência destes relativamente aos seus deveres e direitos no âmbito da Segurança Social Obrigatória", sublinhou a executiva.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Capturados supostos terroristas em Ancuabe

Vila de Quissanga está isolada

50 terroristas abatidos em Mocímboa da Praia