Filipe Nyusi diz que o País nunca recusou apoios, mas moçambicanos devem escolher

 


O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, referiu que o País nunca recusou apoios, mas deve escolher quais os indicados, entre os oferecidos pelos amigos e países vizinhos, para combater a insurgência em Cabo Delgado.

Segundo Filipe Nyusi, que falava, ontem (28), impõe-se “a correta escolha pelos moçambicanos do tipo de apoios” provenientes de “amigos e países vizinhos perante a ameaça”.

“Nunca recusámos apoios, pois várias vezes afirmámos que nenhum país é capaz de combater sozinho o terrorismo”, acrescentou.

“Estas ações envolvem a costa do oceano Índico, assim como o controle migratório das fronteiras que partilhamos, esforços conjuntos em diferentes tipos de meios e recursos, incluindo inteligência [recolha e análise de informação]” e “irão contribuir para prevenir a radicalização, o terrorismo e desastre humanitário que acarreta”, sublinhou.

Nyusi continuou, destacando que um plano que exige “coragem, determinação, persistência e o tempo necessário” para “capacitação e modernização das Forças de Defesa e Segurança (FDS)” e escolha dos apoios externos.

Recorde-se que a ideia foi expressa, durante a primeira visita do estadista à província,  após o ataque, há cerca de um mês contra Palma, vila do maior projeto de gás do País.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Supeia confere posse a novos dirigentes de Cabo Delgado

FDS neutralizam mais um líder do grupo terrorista em Cabo Delgado

Conhecidos nomes dos terroristas que actuam em Cabo Delgado