Filipe Nyusi diz que o País nunca recusou apoios, mas moçambicanos devem escolher

 


O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, referiu que o País nunca recusou apoios, mas deve escolher quais os indicados, entre os oferecidos pelos amigos e países vizinhos, para combater a insurgência em Cabo Delgado.

Segundo Filipe Nyusi, que falava, ontem (28), impõe-se “a correta escolha pelos moçambicanos do tipo de apoios” provenientes de “amigos e países vizinhos perante a ameaça”.

“Nunca recusámos apoios, pois várias vezes afirmámos que nenhum país é capaz de combater sozinho o terrorismo”, acrescentou.

“Estas ações envolvem a costa do oceano Índico, assim como o controle migratório das fronteiras que partilhamos, esforços conjuntos em diferentes tipos de meios e recursos, incluindo inteligência [recolha e análise de informação]” e “irão contribuir para prevenir a radicalização, o terrorismo e desastre humanitário que acarreta”, sublinhou.

Nyusi continuou, destacando que um plano que exige “coragem, determinação, persistência e o tempo necessário” para “capacitação e modernização das Forças de Defesa e Segurança (FDS)” e escolha dos apoios externos.

Recorde-se que a ideia foi expressa, durante a primeira visita do estadista à província,  após o ataque, há cerca de um mês contra Palma, vila do maior projeto de gás do País.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

50 terroristas abatidos em Mocímboa da Praia

PAULO ANTÓNIO DA GRAÇA IRÁ PRESIDIR A NOVA AUTORIDADE REGULADORA DE ENERGIA-ARENE

Em Pemba: Haverá multas pra quem violar a postura urbana