Terrorismo destrói 313 km de rede eléctrica, em Cabo Delgado

Os ataques de grupos terroristas nos distritos do norte da província de Cabo Delgado, provocaram a destruição de cerca de 313 km de cabos eléctricos de baixa e média tensão, o que representa um prejuízo de 283.528 mil meticais para a empresa Electricidade de Moçambique (EDM).

Os dados foram apresentados durante a VIII sessão ordinária, do Conselho dos Serviços Provinciais de Representação de Estado, alargada aos administradores distritais, realizada nos dias 20 e 21 do mês em curso, na cidade de Pemba, sob direcção de Armindo Ngunga, Secretário de Estado na província.

Sobre o ponto de situação da electrificação da província (Energia da Rede Nacional, Sistemas Foto Voltaicos e Combustíveis), consta que até a primeira semana de Abril corrente, tinham sido efectuadas 3.852 novas ligações, de um total de 11.500 previstas para o primeiro semestre deste ano.

Estima-se que até finais deste ano, mais de 19.148 novos clientes passem a consumir a energia eléctrica da rede nacional, no âmbito do projecto PROENERGIA, que visa a expansão e melhoramento da rede eléctrica nos distritos da província de Cabo Delgado e bairros periféricos da cidade de Pemba.

Ainda na expansão da rede nacional de energia, estão em curso obras para eletrificação rural no Posto Administrativo de Nkumpe, e arrancam este mês, 4 projectos de reabilitação e melhoramento da linha de transporte de energia nos distritos de Montepuez e Nangade, com investimentos avaliados em mais de 45 milhões de MT.

Para o efeito, decorre processo de importação de Material para o início das Obras constantes do Plano de Actividades Orçamental de 2021 da EDM, na área operacional de Pemba.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Supeia confere posse a novos dirigentes de Cabo Delgado

FDS neutralizam mais um líder do grupo terrorista em Cabo Delgado

Conhecidos nomes dos terroristas que actuam em Cabo Delgado