Terrorismo destrói 313 km de rede eléctrica, em Cabo Delgado

Os ataques de grupos terroristas nos distritos do norte da província de Cabo Delgado, provocaram a destruição de cerca de 313 km de cabos eléctricos de baixa e média tensão, o que representa um prejuízo de 283.528 mil meticais para a empresa Electricidade de Moçambique (EDM).

Os dados foram apresentados durante a VIII sessão ordinária, do Conselho dos Serviços Provinciais de Representação de Estado, alargada aos administradores distritais, realizada nos dias 20 e 21 do mês em curso, na cidade de Pemba, sob direcção de Armindo Ngunga, Secretário de Estado na província.

Sobre o ponto de situação da electrificação da província (Energia da Rede Nacional, Sistemas Foto Voltaicos e Combustíveis), consta que até a primeira semana de Abril corrente, tinham sido efectuadas 3.852 novas ligações, de um total de 11.500 previstas para o primeiro semestre deste ano.

Estima-se que até finais deste ano, mais de 19.148 novos clientes passem a consumir a energia eléctrica da rede nacional, no âmbito do projecto PROENERGIA, que visa a expansão e melhoramento da rede eléctrica nos distritos da província de Cabo Delgado e bairros periféricos da cidade de Pemba.

Ainda na expansão da rede nacional de energia, estão em curso obras para eletrificação rural no Posto Administrativo de Nkumpe, e arrancam este mês, 4 projectos de reabilitação e melhoramento da linha de transporte de energia nos distritos de Montepuez e Nangade, com investimentos avaliados em mais de 45 milhões de MT.

Para o efeito, decorre processo de importação de Material para o início das Obras constantes do Plano de Actividades Orçamental de 2021 da EDM, na área operacional de Pemba.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

50 terroristas abatidos em Mocímboa da Praia

PAULO ANTÓNIO DA GRAÇA IRÁ PRESIDIR A NOVA AUTORIDADE REGULADORA DE ENERGIA-ARENE

Em Pemba: Haverá multas pra quem violar a postura urbana