Aina Anza estimula jovens a conhecerem a história do Países

 


A administradora do distrito de Mueda, Aina Nunes Combo Anza, incentivou a juventude a ser conhecedora da história do país. 

Aina Anza falava, anteontem (14), durante uma palestra alusiva à celebração do Dia 16 de Junho, Dia do Massacre de Mueda, do Metical e da Criança africana, que contou com a participação dos membros do Governo, representantes de todas as escolas da vila e de outras instituições públicas do distrito, e que serviu também uma ocasião para a entrega de prémios e certificados de participação aos candidatos da VIII edição do programa Prémio Jovem Criativo, na fase distrital.

Na ocasião, Anza disse que a celebração de 16 de Junho deve servir de um momento para revitalização da história moçambicana que, em reconhecimento daqueles que lutaram para a libertação da pátria, deve ser preservada e retransmitida para futuras gerações.

Para essa preservação, é preciso que os jovens, aproveitando-se das fontes vivas e presentes, reconheçam a essência de 16 de Junho, um dia marcante, não somente para o distrito de Mueda ou para província de Cabo, mas também para o país e para toda a região da África Austral.

Na mesma oportunidade, Celso da Cruz Mário, Director do SDEJT de Mueda, disse também que a celebração do 16 de Junho como dia da Criança Africana, recordando-se o massacre de Soweto, deve ser olhada como um dos maiores atentados contra os direitos da criança que não têm educação adequada, são obrigadas a se deslocarem dum lugar para outro por causa de guerra e, igualmente, são obrigadas a se unirem prematuramente. 

Essas devem ser as razões que devem fazer com que sejamos os defensores dos direitos das crianças em toda a sociedade para que elas possam crescer e sonhar para um futuro melhor.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Capturados supostos terroristas em Ancuabe

Vila de Quissanga está isolada

50 terroristas abatidos em Mocímboa da Praia