Maria Lázaro orienta consulta comunitária para exploração florestal
A administradora de Namuno, Maria Felisbela Félix Lázaro, orientou na manhã de domingo (26), uma reunião popular, com objectivo de fazer uma Consulta Comunitária para a exploração florestal nas aldeias de Waqueia e Namipaua, localidade de Nicane, posto Administrativo de Namuno Sede, numa área de 20.000 hectares.
A consulta foi realizada a pedido do Operador Florestal, Luciano Evaristo Manuel, que pretende adquirir uma licença para corte de madeira nas aldeias referidas.
Na ocasião, Maria Lázaro esclareceu que, em caso de atribuição da licença de concessão florestal, o valor pago ao Governo será retirado 20% para beneficiar as duas aldeias.
Por sua vez, a população que acorreu ao local da reunião, em número de 150 pessoas residentes nas duas comunidades, de forma unânime, concordou que o operador faça a exploração, contudo, 10 pessoas que intervieram solicitaram apoios para as duas comunidades e, também, recomendaram para o recurso da mão de obra local.
Refira-se que o operador Luciano pretende explorar várias espécies, como: Metonha, pau-ferro, umbila, pau-preto, chanfuta e jambire.
Comentários
Enviar um comentário