Governo de Cabo Delgado apela a maior aderência ao planeamento familiar

 


O governo de Cabo Delgado, através do director do gabinete do governador da província, Álvaro Floriano Gonçalves Júnior, pediu maior aderência ao serviço de planeamento familiar, com vista a conferir maior dignidade às famílias e uma melhor saúde da mulher e criança.

Álvaro Gonçalves Júnior falava, ontem (11), na cidade de Pemba, durante a cerimónia de celebração do Dia Mundial da População.

”É preciso termos em conta que ter muitos filhos pode afectar a capacidade de criá-los e, por conseguinte, gerar uma situação que pode perpetuar a pobreza da família e da sociedade”, disse o executivo, tendo, assim, reiterado a importância da adesão a outros serviços de saúde sexual e reprodutiva.

Num outro desenvolvimento, Álvaro Júnior afirmou que o rápido crescimento da população pode complicar a capacidade do Executivo de oferecer melhores condições e serviços essenciais à população. 

Por sua vez, a directora provincial do Plano e Finanças, Nice Leonor Diogo Correia, explicou que o Dia Mundial da População é celebrado para chamar a atenção da sociedade e dos governantes, sobre as principais dinâmicas da população e sua relação com as acções de desenvolvimento.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), Moçambique possui uma taxa de fecundidade média de cinco filhos por mulher, o mesmo que se verifica na província de Cabo Delgado.

Diga-se que, este ano, o Dia Mundial da População é celebrado sob o lema: "Como Proteger a Saúde e os Direitos da Mulher e da Rapariga Já e Travar a COVID19".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Supeia confere posse a novos dirigentes de Cabo Delgado

FDS neutralizam mais um líder do grupo terrorista em Cabo Delgado

Conhecidos nomes dos terroristas que actuam em Cabo Delgado