SAMIM continua em Cabo Delgado até Agosto

A missão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) que combate terroristas no país vai continuar em Cabo Delgado, pelo menos até meados de Agosto, período em que decorre a cimeira que vai discutir a renovação do mandato.

Segundo o OPaís, a Troika da SADC e o presidente do órgão de Cooperação nas áreas de Política, Defesa e Segurança estiveram reunidos extraordinariamente, de forma virtual, esta quinta-feira.

O órgão regional esteve a discutir o terrorismo em Cabo Delgado, num contexto em que os ataques continuam e o mandato da SAMIM terminaria esta sexta-feira.

“Tendo em conta que a cimeira da SADC se irá reunir na República Democrática do Congo no próximo mês, a Troika da SADC achou que estava na altura de tomar alguma decisão em nome da cimeira (ordinária da SADC), de definirmos uma medida, para que a SAMIM continue a operar dentro do quadro legal da SADC”, disse Lazarus Chakwera, que preside à SADC.

E para que a SAMIM continuasse a operar dentro do quadro legal da SADC, a Troika decidiu estender o tempo das suas actividades em Moçambique para depois de 15 de Julho. A decisão definitiva sobre uma possível renovação de mandato, que tem sido trimestral, será conhecida em meados de Agosto, na cimeira ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da SADC.

“Como única família, tomamos a decisão de prorrogar a nossa missão em Moçambique, para continuarmos a sustentar os ganhos que foram materializados por esta missão até aqui.”

A Troika da SADC entende que a paz e segurança são factores cruciais na integração regional.

Na cimeira extraordinária virtual, participaram, além do Presidente da República, Filipe Nyusi, e do presidente da SADC, Lazarus Chakwera, o secretário-executivo da mesma organização regional, Elias Magosi, e o presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, que dirige o órgão de Cooperação nas áreas de Política, Defesa e Segurança.

Estiveram também o presidente da República Democrática do Congo, Felix Tshisekedi, a presidente tanzaniana, Samia Suluhu, entre outros responsáveis, incluindo do Governo moçambicano.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Capturados supostos terroristas em Ancuabe

Vila de Quissanga está isolada

50 terroristas abatidos em Mocímboa da Praia