Valige Tauabo lança campanha de tratamento massivo de doenças tropicais negligenciadas

O Governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, orientou a cerimónia de lançamento da campanha de tratamento massivo de doenças tropicais negligenciadas, nomeadamente: Filaríase Linfática, Schistosomose e Parasitoses Intestinais.

O acto teve lugar, anteontem (27), no distrito de Chiúre, concretamente na aldeia Marrupa, uma das comunidades que acolhe famílias deslocadas de alguns distritos do centro e norte de Cabo Delgado.

Quando proferia o discurso de lançamento, Valige Tauabo explicou que a Filaríase Linfática é caracterizada por inchaço das pernas e braços, com aparência de perna de elefante, aumento de volume do saco escrotal (hidrocele) e dos seios. 

Mais adiante, o governante destacou que a Schistosomose, comumente conhecida por bilharziose, é caracterizada pela eliminação de sangue na urina e causada pelo consumo de carne infectada e mal confeccionada, além do contacto com águas paradas, charcos e represas. 

Antes, porém, o Director Provincial de Saúde, referiu que estas representam um grupo de doenças que, apesar de serem preveníveis e curáveis, têm tido, por parte dos países mais desenvolvidos, pouco investimento na pesquisa, produção de medicamentos e programas de controlo.

A terminar, Tauabo sublinhou que estas doenças causam incapacidade crônica e morte, colocando cerca de dois milhões de pessoas em risco de se infectar, ao nível do mundo.

Além de Chiúre, refira-se, a referida campanha vai abranger os distritos de Pemba, Metuge, Mecúfi, Chiúre, Montepuez, Namuno e Balama.

Espera-se cobrir cerca de 1.275.206 pessoas, com idade igual ou superior a cinco anos, que serão tratadas com Ivermectina, Albendazol e Praziquantel respectivamente, durante cinco dias.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Supeia confere posse a novos dirigentes de Cabo Delgado

FDS neutralizam mais um líder do grupo terrorista em Cabo Delgado

Conhecidos nomes dos terroristas que actuam em Cabo Delgado