Bacias hidrográficas de Cabo Delgado sem risco de inundações

 


O Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD) diz que as principais bacias hidrográficas ainda não estão em risco alto de inundações no período de Outubro a Dezembro ao nível de Cabo Delgado.

"O mês de Outubro foi caracterizado pela fraca precipitação e consequente ausência do escoamento nas bacias hidrográficas de Messalo, Montepuez, Muidumbe e Megaruma. Por isso, neste momento, os leitos estão completamente secos", explicou a responsável do INGD em Cabo Delgado, Lizete Manuel, citada pela Carta de Moçambique.

Segundo a Carta, Manuel esclareceu na reunião do Comité Operativo de Emergência que as previsões meteorológicas indicam ocorrência de chuvas normais entre Outubro e Dezembro, com previsão para chuvas acima do normal, na época seguinte. Segundo a delegada do INGD em Cabo Delgado, estima-se que 76 mil pessoas serão afectadas na época chuvosa de 2023/24, contra 55 mil em 2022/23.

Para dar cobertura financeira às eventuais situações extremas, o Plano de Contingência da época chuvosa apresentado pelo Instituto Nacional de Gestão de Desastres está orçado em pouco mais de 66 milhões de meticais.

Na mesma ocasião, Lisete Manuel revelou que, em caso de ocorrência de inundações urbanas, seis bairros da cidade de Pemba poderão ser afectados, principalmente, Eduardo Mondlane, Natite, Paquitequete, Chuiba, Ingonane e Cariacó.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Supeia confere posse a novos dirigentes de Cabo Delgado

FDS neutralizam mais um líder do grupo terrorista em Cabo Delgado

Conhecidos nomes dos terroristas que actuam em Cabo Delgado