Tauabo chama atenção do SERNIC devido a evolução da criminalidade


O governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, instou o Ministério Público e o Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) a prestarem atenção à evolução do crime e da criminalidade, incluindo os crimes ambientais e o conflito de terras, face a implantação da indústria extractiva neste extremo do País.

Tauabo falava, esta sexta-feira (17), na cerimónia de abertura da II Reunião Provincial do Ministério Público e o SERNIC, que decorre até amanhã (18), na Cidade de Pemba.

O dirigente explicou que a confluência de pessoas oriundas de diferentes origens e o crescimento económico que a província observa, são factores que propiciam a ocorrência de delitos e conflitos, e podem romper lógicas e agredir tradições locais.

“A nossa atenção deve estar ainda voltada para a actualidade, pois, os tempos em que vivemos temos estado a conhecer a proliferação de organizações não-governamentais e de organizações religiosas que perseguem fins adversos ao Estado Moçambicano, cuja actividade e/ou financiamento é feita ao arrepio da Lei”, disse o governante.

Por sua vez, o Procurador Provincial da República-Chefe em Cabo Delgado, Octávio Manuel Uacitela Zilo, explicou que, durante dois dias, os participantes vão debruçar-se, entre outras matérias, a articulação, aprimoramento e uniformização das acções com vista a prevenção e combate ao terrorismo e financiamento ao terrorismo, principais formas de assistência sobre indivíduos vulneráveis, metodologia de Investigação Criminal sobre Tráfico de Droga e o Direito Internacional dos Direitos Humanos e as medidas de luta contra o terrorismo.

Octávio Zilo disse que estão em instrução, 152 processos relacionados ao terrorismo, dos quais 35 com arguidos presos, 38 normais, 55 contra desconhecidos.

Por seu turno, o director provincial do SERNIC, em Cabo Delgado, Sinésio Dias, reconheceu os desafios que se impõem para garantir uma investigação a altura do actual contexto da criminalidade complexa, do terrorismo, branqueamento de capitais e os crimes conexos.

Vale referir que a II Reunião Provincial do Ministério Público e SERNIC junta procuradores e investigadores da antiga PIC de todos os Distritos da Província de Cabo Delgado, e decorre sob o lema, “Ministério Público e SERNIC, firmes na prevenção e Combate à Criminalidade Organizada e Transnacional”.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Supeia confere posse a novos dirigentes de Cabo Delgado

FDS neutralizam mais um líder do grupo terrorista em Cabo Delgado

Conhecidos nomes dos terroristas que actuam em Cabo Delgado