Bernardino Rafael diz que multinacionais podem regressar a Cabo Delgado

 


O comandante-geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), disse  já não ser convincente o argumento das multinacionais para não retomarem os projectos de exploração de gás natural, no distrito de Palma, por falta de condições de segurança porque o distrito é seguro.


O comandante Bernardino Rafael escalou, recentemente, o distrito, depois de ter estado em Mocimboa da Praia, e disse terem sido já criadas condições para a TotalEnergies retomar as suas actividades, interrompidas em Março de 2021.


"A falta de segurança já não pode continuar a ser argumento para a paralisação das actividades da Total na área de Afungi no distrito de Palma, ademais, a mesma nunca foi atacada; sempre esteve segura", afirmou Rafael - citado pela VOA - numa parada das Forças de Defesa e Segurança (FDS).


Por outro lado, o secretário-geral do Conselho Nacional de Defesa e Segurança, Basílio Monteiro, disse que já foram reforçados o dispositivo operacional e os equipamentos "para o enfrentamento agressivo dos terroristas".


Basílio Monteiro avançou ter "confiança no trabalho que as FDS estão a fazer no terreno, porque todo este nível de desdobramento que está a acontecer é para melhorar a acção combativa e promover um ambiente cada vez melhor em termos de segurança".


Refira-se que o diretor-geral da TotalEnergies em Moçambique, Maxime Rablloud, disse, há dias, que aquela companhia pondera retomar em dezembro as suas atividades em Palma.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Supeia confere posse a novos dirigentes de Cabo Delgado

FDS neutralizam mais um líder do grupo terrorista em Cabo Delgado

Conhecidos nomes dos terroristas que actuam em Cabo Delgado