Bernardino Rafael diz que multinacionais podem regressar a Cabo Delgado
O comandante-geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), disse já não ser convincente o argumento das multinacionais para não retomarem os projectos de exploração de gás natural, no distrito de Palma, por falta de condições de segurança porque o distrito é seguro.
O comandante Bernardino Rafael escalou, recentemente, o distrito, depois de ter estado em Mocimboa da Praia, e disse terem sido já criadas condições para a TotalEnergies retomar as suas actividades, interrompidas em Março de 2021.
"A falta de segurança já não pode continuar a ser argumento para a paralisação das actividades da Total na área de Afungi no distrito de Palma, ademais, a mesma nunca foi atacada; sempre esteve segura", afirmou Rafael - citado pela VOA - numa parada das Forças de Defesa e Segurança (FDS).
Por outro lado, o secretário-geral do Conselho Nacional de Defesa e Segurança, Basílio Monteiro, disse que já foram reforçados o dispositivo operacional e os equipamentos "para o enfrentamento agressivo dos terroristas".
Basílio Monteiro avançou ter "confiança no trabalho que as FDS estão a fazer no terreno, porque todo este nível de desdobramento que está a acontecer é para melhorar a acção combativa e promover um ambiente cada vez melhor em termos de segurança".
Refira-se que o diretor-geral da TotalEnergies em Moçambique, Maxime Rablloud, disse, há dias, que aquela companhia pondera retomar em dezembro as suas atividades em Palma.
Comentários
Enviar um comentário