Dança Nhau, obra-prima do património oral e intangível da humanidade

Moçambique é um país com um indumentária composta por v’arias características étnicas e culturais, oferece as suas famosas danças típicas da provincia de Tete como: Nhau e Kadaba, que retratam o implorar aos esperítos de ex-guerrilheiros tradicionais.
A população da província de Tete pratica igualmente o Mafuwe, Nhanga, Tchintali, Tchiwere, N’ handa, N’goma e N’cansuere, que são danças frequentes em cerimónias para recepção de grandes figuras, pedido de acontecimentos (chuvas) ao espiritos e outros.
A Dança Nhau foi certificada pela Organização das Nações Unida para Educação Ciência e Cultura (UNESCO) em Novembro de 2005, como uma obra-prima do património oral e intangível da humanidade. A dança Nhau, constitui a cultura dos habitantes da província de Tete, que exige bastante agilidade do seu dançarino, vestido de roupas tradicioanais e de uma máscara de madeira é a dança tabu de ritos de iniciação ( fonte: governo da provincia de Tete).

Como tradição dos habitantes desta província, usam certos símbolos de seus hábitos e costumes, como símbolos de maniqueira, que representam matéria prima para fazer sumo, doces, bebidas alcoólicas e alimentação , e o de cabrito que representa fonte de riqueza. Como uma indumentária deste povo, para mulheres " chithero", capulana com blusa "bhaju" mesmo tecido e os homens " ngonda" tecido branco denominado "tchiria" para os adultos. Os mitos, Deus da chuva considerado "nsato".

"UNIDOS FAZEMOS MOÇAMBIQUE DESENVOLVER"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Capturados supostos terroristas em Ancuabe

Vila de Quissanga está isolada

50 terroristas abatidos em Mocímboa da Praia