Desporto feminino renasce na província de Cabo Delgado



O desporto feminino renasce na província de Cabo Delgado, depois de muitos anos de hibernação. A massificação ocorre em quase toda a província, acompanhada pela multiplicação e melhoramento das infra-estruturas desportivas.
Para facilitar a prática da Modalidade, a província de Cabo Delgado possui actualmente doze campos convencionais de futebol, nomeadamente em Montepuez, Balama, Muedumbe, Mueda, Mocímboa da Praia, Ibo, Mueda, Mocímboa da Praia, Palma sem contar com os diversos campos da capital provincial de Cabo Delgado, Pemba.
Em Cabo Delgado já estão a surgir, talentos femininos em quase todas modalidades, apesar do desporto federado continuar a resumir-se ao futebol.
Alguns dos constrangimentos que a modalidade vive na província  estão associados ao carácter organizacional e falta de recursos financeiros para aopoio das actividades em todos os quadrantes.
As outras modalidades já são praticadas com alguma intensidade, devido ao relativo crescimento do desporto escolar, que permite que alguns clubes abracem outras modalidades para além de futebol. Três modalidades praticam-se actualmente com regularidade, nomeadamente basquetebol, andebol e futebol de salão (vulgo futsal). Este facto abre boas perspetivas para que, num futuro breve, a província tenha campeonatos nestas modalidades.  
Há esperança em relação evolução do desporto feminino em tota província. Notando que  empresariado local está a aceitar o desporto, tendendo cada vez mais a apostar com mais certeza no seu desenvolvimento.
Há esperança de que a breve trecho, o desporto feminino com destaque para o futebol venha a dar certo e que seja um factor de envolvimento da mulher no processo de desenvolvimento da província, servindo de modelo para garantir a emanciapção das crianças e adolescentes ao nível da provincia de Cabo Delgado.

"COM A FRELIMO E NYUSI UNIDOS, MOÇAMBIQUE AVANÇA"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Capturados supostos terroristas em Ancuabe

Vila de Quissanga está isolada

50 terroristas abatidos em Mocímboa da Praia