Mulheres de Mecúfi enganjadas no empoderamento com apoio da Frelimo



Quarenta e três mulheres do distrito de Mecúfi, província de Cabo Delgado, juntaram-se em associação para travar o fraco poder económico que caracteriza a maioria da população feminina daquele ponto do país.

Trata-se da Associação “A Vida começa assim e Massiquine”, que  actua em  actividades como negócio de geração de renda envolvendo 30 mulheres e  agricultura, praticada pelas outras 13 mulheres  e a mesma opera no sistema de poupança e crédito rotativo. 
A Associação ajuda os seus memnros em casos de necessidade, os membros têm o direito a empréstimo que deve ser empregue em algum tipo de projecto de geração de rendimento.
Um dos critérios da associação é de não permitir que o membro receba empréstimo para construir porque esse investimento não tem retorno. Só pode pedir para abrir ou incrementar o seu negócio ou para aquisição de insumos agrícolas. Sendo que com os lucros, os beneficiarios  podem  satisfazer suas necessidades básicas e até cosntruir suas habitações.
A avaliação dos membros da Associação a vida indica que o esforço já começou a apresentar resultados positivos, pois as popupanças estão a melhorar as nossas vidas porque ajudam as mulhers a custear despesas com material escolar para as crianças, bem como na compra de produtos alimentares, incremento de negócios e  compra de bens para o uso doméstico.
O governo da Frelimo em Mecufi concorda com os membros da associação que vêem com bons olhos a prática de poupança porque  facilita muito guardar dinheiro,  como não há nenhum  banco a nível do distrito. As mulheres de Mecufi agradecem a intervenção do governo da Frelimo no apoio as causas de empoderamento da Mulher.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Capturados supostos terroristas em Ancuabe

Vila de Quissanga está isolada

50 terroristas abatidos em Mocímboa da Praia