Moçambique é palco de vários eventos Culturais


















Moçambique é um país com uma rica diversidade cultural, daí a variedade em qualidade e quantidade de seus eventos culturais, um ersforço do governo e das comunidades culturais em organizar cada vez mais eventos que esaltem a cultura moçambicana resulta nesta gama de festivais:

Festival de Guaza MuthineGwaza Muthini ou a Batalha de Marracuene é um evento que acontece todos os anos a 2 de Fevereiro, no distrito de Marracuene na província de Maputo. É uma data em que se evoca a resistência anti-colonial que opôs guerreiros comandados por Nwamatibyana, Zihlahla, Mahazule, Mulungu e Mavzaya ao exército colonial português, em 1895. As cerimónias centrais desta efeméride têm lugar no distrito de Marracuene, onde é realizado o habitual “kuphahla” (evocação dos espíritos dos antepassados), seguido de uma deposição de flores junto ao monumento aos guerreiros e a entoação do Hino Nacional e dos discursos de praxe.

Festival da MarrabentaEste festival é dos que tem mexido muito com o público de Maputo no mês de Fevereiro. O evento tem como objectivo resgatar atitude do gosto pela marrabenta, criando oportunidades de debate e difusão da sua importância no mundo musical.

Festival de Tilápia e CanhúO festival de tilapia e de canhu em Massingir província de Gaza, é um evento que junta vários expositores para degustar do peixe e do canhú rico naquela região do país. Tem como objectivo potencializar a albufeira daquela região. 

O Festival de Xingomane: tem lugar todos os anos na aldeia de Nwadjahane, no distrito de Manjacaze. O concurso visa eleger e premiar o melhor grupo praticante desta dança. Para além do concurso em si, o Festival tem como objectivo servir de lobby para a candidatura da dança Xingomana na Lista do Património Mundial Cultural da UNESCO.

FACIM: A Feira Internacional de Maputo (FACIM) é uma feira multissectorial anual, que constitui o maior evento comercial com dimensão internacional em Moçambique. Realiza-se todos os anos nos últimos dias do mês de Agosto e primeiros dias do mês de Setembro.

Festival de Niketxe: O Festival Provincial da Dança Niketxe, é um festival de dança, realizada na cidade de Gurué, na província da Zambézia. O evento conta com a participação de vários grupos de dança, num número aproximadamente a trezentos e cinquenta artistas. A ideia que culminou com a realização deste festival provincial tem a ver com a necessidade de resgatar e massificar a dança niketxe, que já estava a perder interesse por parte das novas gerações. 

Festival de Zalala: O Festival de Zalala é um evento turístico que acontece todos os anos no mês de Setembro, na província da Zambézia. O evento tem como principal objectivo exibir a montra cultural e turística daquela região do país.

Festival do Lago Niassa: É um evento turístico de música, canto e dança, que acontece todos os anos, no último fim-de-semana do mês de Outubro, na província de Niassa. Para além dessas actividades, os visitantes são brindados com outras actividades de diversão e lazer, com destaque para a ginástica, canoagem, natação, voleibol de praia, gastronomia, entre outras.

Festival da Praia de Xai-XaiO Festival da Praia de Xai-Xai é um festival de música nacional que acontece todos os anos em meados do mês de Setembro. Para além da música, ele agrega várias outras actividades que vão desde a música, gastronomia, exposição, entre outros.

Festival On’Hipiti: Festival de On´hipiti tem lugar em Novembro na Ilha de Moçambique. Organizado pela Associação dos Pequenos Empresários da Ilha de Moçambique (APETUR) em colaboração com a sociedade civil local e os auspícios da UNESCO, o evento comporta teatro, música, dança, exposições de artesanato e de artes plásticas e um desfile feminino em trajes de capulana.

Festival de Wimbe realiza-se todos os anos na praia do Wimbe, província de Cabo Delgado. O evento tem como objectivo promover o turismo local, através da apreciação da cultura local e várias outras actividades ligadas ao turismo e gastronomia.

Festival de Tofo: O Festival de Tofo, na Praia da Barra, em Inhambane acontece anualmente, no mês de Novembro, com o objectivo de promover a exaltação da cultura, turismo e da unidade nacional.

Festival Cabeça do Velho: O Festival Cabeça do Velho acontece na primeira semana do mês de Dezembro, em Chimoio, na província de Manica. É o segundo de género de iniciativa local e desta dimensão, e surge em reconhecimento da importância e do papel histórico-cultural que representa o monte Bengo, que se tornou famoso pelo facto de o seu cume parecer com a face de um idoso deitado de costas, com a face virada ao céu.

O festival “Cabeça do Velho” pretende dar tributo ao lendário Monte Bengo, uma das principais atracções turísticas da província de Manica, que diferentemente das províncias costeiras, tem o ecoturismo e o turismo das montanhas, como sua maior potencialidade.

Festival de Murrungulo: O Festival turístico de Marrungulo acontece todos os anos no primeiro fim-de-semana de Dezembro, em Massinga, na província de Inhambane. Mais do que um momento de recreação, o festival está virado para a promoção das potencialidades turísticas existentes naquela região do país e que estão ainda por explorar.

Com a Frelimo e Nyusi, Moçambique vai continuar a projectar a sua imagem e prestígio na Região, em África e no Mundo, para níveis cada vez mais elevados.

"UNIDOS FAZEMOS MOÇAMBIQUE DESENVOLVER"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Capturados supostos terroristas em Ancuabe

Vila de Quissanga está isolada

50 terroristas abatidos em Mocímboa da Praia