Filipe Nyusi diz que a vitória da FAPLA foi decisiva para a África Austral
Os países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), comemoraram, ontem (23), o Dia da Libertação da África Austral, data dedicada a batalha de Cuito Cuanavale, em Angola, que foi decisiva para o fim do sistema do apartheid na África do sul.
A propósito da ocasião, o Presidente da República, Filipe Nyusi, afirmou, em Montepuez, que a vitória das Forças Armadas Angolanas (FAPLA) na batalha de Cuito Cuanavale, representou uma viragem decisiva na África Austral, no sentido do progresso, da paz e da libertação dos povos africanos oprimidos pelo regime do apartheid.
Na oportunidade, Filipe Nyusi sublinhou que muitos países abdicaram do conforto das suas independências, aceitando privações e sacrifícios porque não se consideravam independentes enquanto houvesse povos subjugados pelo colonialismo e por regimes minoritários.
“Em 2020, ano em que Moçambique assumiu a presidência da SADC, completou 40 anos orgulhosa de conquistas que juntos alcançamos, sobretudo nas frentes política, social e económica", começou.
"No sacrifício dos heróis da nossa região, vamos continuar a preservar a paz, não dando tréguas ao terrorismo e extremismo violento que nos quer roubar a estabilidade e os nossos projectos de construção de um estado, no quadro da visão 2020/2050 e no Plano estratégico indicativo de desenvolvimento regional 2020/2030”, garantiu Nyusi, concluindo a sua intervenção.
Comentários
Enviar um comentário