Valige Tauabo mostrou-se satisfeito com o sector da Indústria e Comércio
O Governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, mostrou-se agradado com os resultados que o sector da Indústria e Comércio apresentou das suas actividades de 2020, até esta parte.
A satisfação foi notória, recentemente, durante a sessão do Conselho de Direcção do referido sector.
Na oportunidade, o relatório apresentado indicou que a produção industrial valorizada, em 2020, foi de 544,5 milhões de meticais, dos 537 milhões previstos, o que corresponde a uma realização de 101,4% e um crescimento de 5,9%, quando comparado com o ano anterior.
Segundo os dados, o aumento na produção industrial foi suportado pelo crescimento na indústria de pão, sal, cimento de construção, bem como a introdução do açúcar orgânico e a reabertura da fábrica de processamento de castanha, Cabo Cajú.
Ainda durante o ano 2020, foram licenciados 1.806 estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços dos 1.436 planificados, o que representa uma realização acima de 100% e 26% de crescimento, quando comparado com 1.428 do ano anterior.
Ainda assim, na sua intervenção, Valige Tauabo desafiou o sector a manter a rede industrial e comercial nas regiões afectadas pelo terrorismo e assistir o processo de instalação das unidades industriais deslocadas e, relançar a atracção de investimentos para Província, no pós-pandemia, através do plano de recuperação para Pequenas e Médias Empreas (PME,s) e do Doing Business Cabo Delgado.
Por outro lado, refira-se, Tauabo instou as autoridades da Indústria e Comércio a aprimorar o processo de licenciamento de empresas que exercem actividades comerciais não complexas, reduzindo o tempo de espera de 6 dias para apenas um, sem, no entanto, descurar os procedimentos legais que regulam o processo.
Comentários
Enviar um comentário