Edna Tauabo apela ao envolvimento comunitário no processo de matrículas
Por ter se constatado fraca participação no processo das matrículas, a esposa do Governador de Cabo Delgado, Edna Algy Tauabo, instou as autoridades comunitárias para se envolverem no processo de mobilização dos pais e encarregados de educação, por forma a matricularem seus educandos.
Edna Algy Tauabo fez o apelo, sexta-feira finda, durante um encontro com as referidas autoridades, na cidade de Pemba.
Na oportunidade, a dirigente solicitou o envolvimento comunitário, explicando que na cidade de Pemba e em todos os distritos com centros de acomodação, existem famílias deslocadas, mas os níveis de inscrição no Ensino Primário e no sistema de Alfabetização e Educação de Adultos estão aquém das metas previstas.
“Temos informação da existência de muitas famílias que ainda não matricularam os seus filhos, bem como a existência de jovens e adultos não alfabetizados que ainda não se inscreveram nos programas de alfabetização e educação de adultos, incluindo famílias deslocadas", disse Tauabo.
Porque a educação é um direito de todos os cidadãos, refira-se, a fonte recordou que as matrículas do ensino básico, entre a 1a e 9a classes, são gratuitas e as escolas têm um pacote de apoio em material escolar para alunos com dificuldades financeiras.
Comentários
Enviar um comentário