Agricultura é o sector que mais contribuiu para economia de Cabo Delgado no I trimestre do ano

 


O Porta-voz da Direcção Provincial da Indústria e Comércio, Horácio Linaula, informou que o sector da agricultura foi o maior contribuinte para a economia, com cerca de 56.1,6% seguido pelo sector dos transportes com 27%.

O porta-voz falava, anteontem (26), em exclusivo à Rádio Zumbo FM, em relação à economia da província de Cabo Delgado, no I trimestre deste ano.

Na oportunidade, Horácio Linaula destacou que o sector da Indústria e Comércio, associado às pescas, contribuiu no primeiro trimestre, com cerca de 10.8% na produção global da província, e esta produção pela avaliação que foi feita atingiu cerca de 15.426.24 milhões de meticais, que corresponde a 110% do plano anual a nível da província.

Em termos de balanço, em primeiro lugar ficou posicionada a agricultura, com cerca de 56.1,6% seguido de transportes com 27%.

No tocante à contribuição específica do sector da Indústria e Comércio, na economia da província, a sua contribuição no parque industrial foram licenciadas 14 unidades industriais, das 45 unidades planificadas. 

Esses dados representam uma realização de 31% e um crescimento de 40%, quando comparado com as 10 unidades que foram licenciadas no período anterior do ano de 2020.

Na mesma ocasião, Linaula fez saber que a outra vertente que possa se especificar é a produção industrial que o sector da Indústria e Comércio teve um registo de 130,6 milhões de meticais da produção industrial dos 567 milhões de meticais planificados, o que representa 23% de realização e 57% de crescimento, quando comparado com os 82.9 milhões de meticais de igual período de 2020.

O terceiro indicador específico é ligado a rede comercial onde foram licenciados 263 estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, dos 1482 planificados, onde o sector realizou 18% e cresceu em 79% quando comparado com 147 que foram licenciados no ano passado.

Por outro lado, a fonte referiu que o Porta-voz da Indústria e Comércio, o sector registou também 102.215 toneladas de abastecimento ao mercado, de alimentos básicos necessários que tem sido objecto de monitoria do sector de indústria e comércio, como é o caso da farinha de milho, farinha de trigo, arroz e açúcar, das 859.349 do plano, o que corresponde a 12% de evolução.

Refira-se que em relação às exportações, foram exportados produtos diversos no valor de 217 milhões de meticais, dos 5.115 milhões de meticais planificados, neste indicador, o que representa 4% de realização e um crescimento de 17% quando comparado à situação anterior de 2020.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Supeia confere posse a novos dirigentes de Cabo Delgado

FDS neutralizam mais um líder do grupo terrorista em Cabo Delgado

Conhecidos nomes dos terroristas que actuam em Cabo Delgado