INAE multa agentes económicos multados por especulação de preços, na cidade de Pemba

A informação foi avançada, ontem (27), pela inspectora de Inspeção Nacional das Atividades Económicas (INAE) em Cabo Delgado, Ana da Costa, em entrevista à comunicação social.

Na ocasião, a responsável destacou que 2 agentes económicos foram multados na cidade de Pemba num valor aproximado a 67.290MT para cada agente, por especulação de preços, onde as famílias deslocadas levantam os produtos alimentares por cheques.

"Em casos dessa natureza, o agente económico é obrigado a pagar uma multa de 15-20 salários mínimos de um funcionário do estado que corresponde aproximadamente a 67.290 meticais a cada agente, totalizando as multas, são cerca de 134.580,00 meticais aplicadas para estes agentes económicos", considerou Ana da Costa.

Segundo a inspectora, ao todo são 273 estabelecimentos fiscalizados, dos quais 7 apresentaram irregularidades e os processos foram encaminhados ao Tribunal de Pemba. Dos 273 estabelecimentos são dos distritos de Pemba, Montepuez, Namuno, Ancuabe, Balama e Chiúre.

Aquela dirigente avançou, ainda, que o INAE continua vigilante em todos estabelecimentos à nível da província de modo que não haja maior índice de especulação de preços para as famílias deslocadas e o público em geral.

"O INAE e a Indústria e Comércio têm levado a cabo atividades de monitoria, de maneira que os agentes económicos não subam com os preços desnecessariamente, para essas famílias que levantam produtos na cidade de Pemba e outros pontos da província, não por vontade própria, mas por questões de guerra que obrigou a abandonar as suas zonas de origem", concluiu.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Supeia confere posse a novos dirigentes de Cabo Delgado

FDS neutralizam mais um líder do grupo terrorista em Cabo Delgado

Conhecidos nomes dos terroristas que actuam em Cabo Delgado