Tauabo apela ao contínuo engajamento na prevenção da TB
O governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, pediu à população e parceiros para continuarem engajados na prevenção da Tuberculose (TB), doença infeciosa que afeta principalmente os pulmões.
O apelo foi feito, na manhã de ontem (24), na cidade de Pemba, durante a celebração do Dia Mundial da Luta Contra a Tuberculose.
Na ocasião, o governante disse que "a Tuberculose é prevenível, tem cura e é possível eliminar a doença de Cabo Delgado", passando por se difundir e adoptar todas as medidas de prevenção da doença, particularmente nos distritos que vêm registando maior número de casos deste mal.
Em 2021, Cabo Delgado notificou 5.285 casos de TB, contra 4.889 casos de 2020, indicando um aumento de infecções de 3.8%.
Actualmente, está em curso na província um estudo de regimes curtos, totalmente, orais de tratamento de Tuberculose resistente, com vista a reduzir o tempo de tratamento de 18 a 20 meses para 9 a 11 meses, o que é bastante animador.
Vale referir que, este ano, o Dia Mundial da Luta Contra a Tuberculose é celebrado sob o lema" Investir na eliminação da Tuberculose é Salvar Vidas".
Comentários
Enviar um comentário