FDS recuperam localidade de Awasse

As forças conjuntas, moçambicanas e ruandesas, recuperaram a localidade de Awasse, distrito de Mocímboa da Praia, das mãos dos terroristas, que actuam nas regiões norte e centro de Cabo Delgado.

Na operação foi recuperado diverso material bélico, nomeadamente 19 armas do tipo AK 47, três bazucas, 15 roquetes, uma metralhadora e um número não especificado de munições. 

Localizada a quarenta e 5 km da vila sede distrital, Awasse é um dos dois pontos de Mocímboa, onde começou o terrorismo, há quatro anos, e pela sua localização geoestratégica, era considerado centro de desdobramento do inimigo.

Esta terça-feira (03), o comandante-geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Bernardino Rafael, deslocou-se ao local e, falando à imprensa, disse que não foi a Awasse só para ver as forças de defesa e segurança e as ruandesas, como também para avaliar a possibilidade de se repor a subestação eléctrica e as redes de telefonia móvel vandalizadas pelos terroristas.

Na ocasião, Bernardino Rafael estava acompanhado pelo director da Electricidade de Moçambique (EDM), em Cabo Delgado, Gildo Marques, que explicou que a avaliar pelos danos causados, a subestação de Awasse precisará de novos equipamentos para voltar a operar.

Refira-se que, por causa da vandalização daquela subestação, todos os distritos da zona norte estão sem energia eléctrica, desde finais do ano passado.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

PAULO ANTÓNIO DA GRAÇA IRÁ PRESIDIR A NOVA AUTORIDADE REGULADORA DE ENERGIA-ARENE

Anastácia Lidimba satisfeita com o nível de reabilitação do Centro de isolamento, em Pemba

Kagame diz que já varreu 80% do terrorismo em Cabo Delgado