Nyusi alerta para o “desafio complexo” de manter as áreas reconquistadas

 


Ainda ontem (09), na cidade de Pemba, durante o lançamento oficial da Força em Estado de Alerta da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), o Presidente da República, Filipe Nyusi, considerou um “desafio complexo” a manutenção e consolidação das posições recuperadas dos grupos armados que actuam na província de Cabo Delgado, mostrando “agrado” com os progressos na frente de combate.

“O desafio de manter e consolidar a retaguarda tem-se revelado mais complexo, daí a necessidade de mais atenção e rigor”, declarou Nyusi, citado pelo jornal Notícias.

O estadista assinalou a reconquista da vila portuária de Mocímboa da Praia e de várias “posições avançadas” dos grupos territórios que actuam no norte do país, reiterando o compromisso de eliminação “do terrorismo e do extremismo violento”.

“O controlo da vila-sede de Mocímboa da Praia e retorno gradual de circulação entre Palma e Mocímboa da Praia é o produto da bravura e entrega da força conjunta, com vista a devolver rapidamente a estabilidade na região”, destacou o Presidente da República.

A Força em Estado de Alerta da SADC, em cooperação com as Forças de Defesa e Segurança (FDS) moçambicanas e o contingente militar do Ruanda, devem impedir o retorno dos grupos armados às zonas de onde foram expulsos, acrescentou.

“Nos últimos dias, temos estado a receber, com agrado, as notícias de progressão, com sucesso, das nossas forças que combatem juntamente com os nossos irmãos do Ruanda”, afirmou.

O contingente militar da SADC integra as forças de defesa e segurança da África do Sul, Botswana, Angola, Lesotho e Tanzânia, nas especialidades de forças terrestres, navais, aéreas, informações, logística, entre outras.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Capturados supostos terroristas em Ancuabe

Vila de Quissanga está isolada

50 terroristas abatidos em Mocímboa da Praia