Tauabo defende levantamento de prejuízos causados pelos terroristas em Mocímboa
O Governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, defendeu o levantamento de prejuízos causados pelos terroristas na vila-sede distrital de Mocímboa da Praia, por forma a levar a população deslocada de volta à sua terra.
O dirigente expôs o posicionamento, ontem (12), após visitar o distrito para ver de perto o avanço das tropas moçambicanas e ruandesas na consolidação da reconquista daquele território e fazer uma avaliação preliminar dos estragos causados pelos terroristas.
Na ocasião, indicou, por exemplo, que não há condições para se prestar assistência médica a doentes, ou para se retomarem as aulas, para além da própria segurança que ainda não está totalmente garantida.
“O Governo enviará à vila de Mocímboa da Praia peritos para avaliarem as necessidades e que opções que podem ser accionadas para garantir o mínimo funcionamento das instituições públicas essenciais para a vida de uma comunidade. Só depois de resolvida essa questão é que se pode pensar em mover a população de volta para casa”, explicou o governante, citado pelo OPaís.
Ainda assim, Tauabo não sabe ainda dizer quanto tempo a população terá de esperar, porque tal depende do trabalho em curso, sob égide dos militares.
Comentários
Enviar um comentário