Conselhos Comunitários de Segurança são reactivados em Cabo Delgado

 


O comandante-geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Bernardino Rafael, anunciou, sábado (27), a reactivação dos Conselhos Comunitários de Segurança para o combate à criminalidade em Cabo Delgado.

Os Conselhos Comunitários de Segurança são células compostas por membros eleitos pelas comunidades, que servem de vigias contra quaisquer ações que contribuam para a alteração da ordem e segurança públicas.

"Estamos acima da vontade de reactivarmos as nossas células dos Conselhos Comunitários de Segurança em todos os distritos, sobretudo, os propensos aos ataques terroristas", afirmou Bernardino Rafael, citado pela DW.

O comandante-geral fez saber que o policiamento comunitário que recebe agora um novo impulso em Cabo Delgado não é algo novo e que sempre respondeu à necessidade de garantia da segurança às populações.

"Não é uma nova missão. É uma missão tradicional que começou desde as comunidades mais primitivas, nas quais sempre existiram momentos para mitigar conflitos. E cada momento histórico correspondia à realidade desse momento", declarou.

"É uma aposta da PRM, este processo de policiamento comunitário, porque só com o apoio da comunidade é que podemos estancar e descobrir os criminosos que se infiltram nas comunidades", complementou Rafael.

"A realidade demonstra que o melhor polícia está na comunidade porque é lá onde decorre o crime. Por isso, para a província de Cabo Delgado, nós queremos reativar ou revitalizar os Conselhos Comunitários de Segurança que são órgãos fundamentais que a população elege nas pessoas de confiança para poder garantir segurança a própria comunidade em coordenação com a polícia."


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Capturados supostos terroristas em Ancuabe

Vila de Quissanga está isolada

50 terroristas abatidos em Mocímboa da Praia