Tauabo apela ao engajamento da sociedade na redução de casos de Malária
O governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, pediu o comprometimento de todos os segmentos sociais, como profissionais de saúde, lideranças locais, influentes da comunidade, órgãos de comunicação social e parceiros de cooperação, bem como a população da província, na luta contra a Malária.
O governador fez o apelo, na cidade de Pemba, durante a cerimónia do Dia da Malária na Comunidade de Desenvolvimento dos Países da África Austral (SADC), assinalado, anteontem (09).
Na ocasião, o director provincial da Saúde, Magido Sabune, fez saber que, no próximo ano, vão retomar a campanha de distribuição universal de redes mosquiteiras e a campanha de pulverização intra-domiciliária vai abranger mais dois distritos.
Conforme Sabune, as acções referidas visam contribuir para a redução do nível de casos de Malária diagnosticados na província.
De Janeiro a Setembro do ano em curso, Cabo Delgado registou o incremento em 62% de casos de Malária, ao notificar 871.248 pacientes, contra 536.580 casos notificados, em igual período de 2020.
Ainda no mesmo período, o número de óbitos por malária aumentou em 49 por cento.
Apesar do incremento dos números, as autoridades de Saúde desenvolveram actividades de prevenção desta doença como, a distribuição de 119.434 redes mosquiteiras à mulheres grávida nas consultas pré-natais, foram administradas 150.629 doses com tratamento presuntivo às mulheres grávidas e, está em curso a campanha de pulverização intra-domiciliária nos Distritos de Pemba, Metuge e Montepuez.
Vale referir que, até ao momento, foram pulverizadas 31.836 casas e, na cidade de Pemba, 231.678 pessoas estão protegidas contra esta doença.
Comentários
Enviar um comentário