Edna Tauabo defende a entrega de todos na luta contra uniões prematuras
A esposa do governador de Cabo Delgado, Edna Algy Tauabo, defende a entrega abnegada, o diálogo e concertação de todos os actores na luta contra as uniões prematuras e outros males que afligem as mulheres e as raparigas na província.
Edna Tauabo falava, ontem (24), no distrito de Namuno, quando proferia discurso de encerramento de uma palestra sobre saúde sexual reprodutiva e combate às uniões prematuras.
Na ocasião, Tauabo fez saber que as uniões prematuras continuam a ser a principal causa de desistência da rapariga nas escolas e, são o principal motivo das gravidezes precoces que resultam em complicações no parto e o surgimento da fístula obstétrica na mulher em idade fértil.
“Em Cabo Delgado, um quarto do total das raparigas inicia a actividade sexual, antes dos 15 anos de idade, e mais de metade do total de mulheres dos 15 aos 19 anos de idade já ficaram grávidas, pelo menos uma vez”, apontou.
Face à situação, a executiva exortou, ainda, as entidades competentes para garantir a responsabilização dos indivíduos que enveredam pela prática das uniões prematuras.
Comentários
Enviar um comentário