Edna Tauabo defende a entrega de todos na luta contra uniões prematuras

 


A esposa do governador de Cabo Delgado, Edna Algy Tauabo, defende a entrega abnegada, o diálogo e concertação de todos os actores na luta contra as uniões prematuras e outros males que afligem as mulheres e as raparigas na província. 

Edna Tauabo falava, ontem (24), no distrito de Namuno, quando proferia discurso de encerramento de uma palestra sobre saúde sexual reprodutiva e combate às uniões prematuras.

Na ocasião, Tauabo fez saber que as uniões prematuras continuam a ser a principal causa de desistência da rapariga nas escolas e, são o principal motivo das gravidezes precoces que resultam em complicações no parto e o surgimento da fístula obstétrica na mulher em idade fértil. 

“Em Cabo Delgado, um quarto do total das raparigas inicia a actividade sexual, antes dos 15 anos de idade, e mais de metade do total de mulheres dos 15 aos 19 anos de idade já ficaram grávidas, pelo menos uma vez”, apontou.

Face à situação, a executiva exortou, ainda, as entidades competentes para garantir a responsabilização dos indivíduos que enveredam pela prática das uniões prematuras.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Capturados supostos terroristas em Ancuabe

Vila de Quissanga está isolada

50 terroristas abatidos em Mocímboa da Praia