Valige Tuabo estimula solidariedade dos jovens para com as famílias deslocadas



O Governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, encoraja a camada juvenil para se engajar em acções concretas de solidariedade para com as famílias deslocadas, vítimas da violência de grupos de malfeitores nas regiões sul e centro da província.

Valige Tauabo falava por ocasião da comemoração do Dia Mundial da População, que se assinalou, recentemente.

Neste ano, a data é celebrada sob lema: “empoderar os Jovens e Proteger a População vulnerável: Uma Resposta às Emergências Humanitárias”.

A escolha deste lema tem o objectivo de dar maior ênfase o papel dos jovens no desenvolvimento e a necessidade de se prestar maior atenção aos grupos populacionais mais vulneráveis, principalmente a satisfação das necessidades básicas em situações de emergência.

Neste sentido, Tuabo referiu que a província com cerca de 1.3 milhões de habitantes, um povo bastante laborioso, que implementou a orientação presidencial, no que refere ao aumento da produção e produtividade, o que culminou com o crescimento considerável no último quinquênio.

No incremento dos índices de produção os sectores que mais se destacaram são: agricultura e pecuária com cerca de 50 por cento, indústria extractriva, 23 por cento, alojamento e restauração ambos com cerca de 7.4 por cento.

O Chefe do Conselho Executivo Provincial (CEP) explicou, igualmente, que apesar destes avanços, Cabo Delgado enfrenta enormes desafios como, a destruição parcial e total de infraestruras públicas e habitações da população dos distritos de Macomia, Quissanga, Ibo, Muidumbe, devido à passagem do ciclone Kenneth, e acções dos malfeitores.

A intempérie afectou 53.622 (cinquenta e três mil, seiscentos vinte e duas) famílias, impossibilitando a população no exercício das suas actividades produtivas, reduzindo, ainda, significativamente a geração de renda e riqueza para as famílias.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Capturados supostos terroristas em Ancuabe

Vila de Quissanga está isolada

50 terroristas abatidos em Mocímboa da Praia