Edna Tauabo insta mulheres grávidas a aderir às consultas pré-natal



O esposa do Governador de Cabo Delgado, Edna Algy Tauabo, defende que as mulheres grávidas devem aderir às consultas pré-natal, planeamento infantil e dar parto na unidade sanitária, para evitar a prematuridade e, consequentemente, reduzir os indices de morbi mortalidade infantil. 

Edna Algy Tauabo falava, terça-feira (17), data em que se celebra o Dia Mundial da Prematuridade, cuja a cerimónia central, ao nível do nosso País, teve lugar na cidade de Pemba. 

Cabo Delgado, em média, por ano regista 1.216 nascidos vivos prematuros. Até este momento, a província registou 816 prematuros, num universo de 65.968 nascidos vivos. 

A Directora Nacional Adjunta de Saúde Pública, Benigna Matsinhe, discursando na ocasião em representação da Esposa do Presidente da República, Isaura Ferrão Nyusi, explicou que o objectivo da comemoração do Dia da Prematuridade é reflectir sobre as estratégias para diminuir a taxa de prematuridade e alertar as mães para realizarem as consultas pré-natal, de modo a evitar a ocorrência de partos prematuros e, consequentemente, complicações na saúde do bebé.

A prematuridade é uma das três principais causas de mortes de recém-nascidos e o Dia Mundial da Prematuridade é um momento chave para concentrar a atenção global na principal causa de mortes infantis em menores de cinco anos de idade.

Todos os anos, cerca de 140 milhões de nascimentos, 15 mlhões são bebés prematuros – isto é, uma em cada dez bebés em todo o mundo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Supeia confere posse a novos dirigentes de Cabo Delgado

FDS neutralizam mais um líder do grupo terrorista em Cabo Delgado

Conhecidos nomes dos terroristas que actuam em Cabo Delgado