Tauabo lança polos de desenvolvimento da indústria do sal
O Governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, procedeu, recentemente, na aldeia Muaria, em Mecufi, ao lançamento da iniciativa "Polos de Desenvolvimento de Micro e Pequenas Indústrias de Sal", a ser implementada nos distritos de Mecúfi, Metuge e Quissanga.
Discursando, Valige Tauabo explicou que os polos consistem na alocação de equipamento industrial de iodização de sal, disponibilização de iodato de potássio no mercado local e lojas de venda de insumos, identificação de linhas de apoio e financiamento aos produtores de sal.
Com esta iniciativa, espera-se desenvolver a indústria de sal, massificar o consumo do sal iodado, estruturação de cadeias de valor, mercados e capaciação permanente dos produtores.
Até ao final de cinco anos, pretende-se, igualmente, assegurar a produção de 750 mil toneladas de sal alimentar branco por ano, iodado e empacotado em proporções adequadas e a preços acessíveis.
Actualmente, Cabo Delgado produz 450 mil toneladas de sal em 241 unidades devidamente, licenciadas. Desta quantidade apenas 5% é fortificado com iodo.
Na ocasião, o Director Provincial da Indústria e Comércio, Nocif Francisco Magaia, explicou que o seu sector vai massificar a produção de sal iodado tendo em atenção os padrões de qualidade de cerificação do iodo.
É nesta senda que a SOL SAL vai passar a produzir sal em quantidade e qualidade industrial para o consumo interno e exportação.
O Vice-presidente da Associação das Indústrias Salineiras, apresentando uma mensagem dos membros desta agremiação, indicou a dificuldade de escoamento do sal dos centros de produção para o mercado, devido a degradação das vias de acesso, falta de iodo e escassez de financiamento no ramo.
Para rentabilizar a indústria salineira, a agremiação vai mobilizar os seus membros para uniformizar o preço de venda deste produto.
A indústria salineira emprega, até então, 1.205 pessoas de forma permanente e gera 10.845 postos de emprego de forma sazonal.
Comentários
Enviar um comentário