Tauabo defende maior envolvimento da comunidade na planificação das actividades escolares



O Governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, defende que para se concretizar a melhoria da qualidade de ensino, principalmente a aprendizagem da leitura, escrita e o cálculo básico, é importante envolver a comunidade na planificação, orçamentação, execução, monitoria e avaliação das actividades. 

Valige Tauabo falava, sexta-feira (06), quando proferia discurso de abertura do primeiro Conselho Coordenador da Educação do presente ciclo de Governação Descentralizada, que se realizara sob lema: “Por uma Educação Inclusiva, Patriótica e de Qualidade”.

O Governante deu a conhecer que face a pandemia global, a Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE) e a Direcção Provincial da Educação avaliaram e aprovaram 56 escolas secundárias do I e II ciclos que, desde o princípio de mês de Outubro findo, iniciaram com as aulas presenciais.

Por seu turno, o Director Provincial da Educação, Ivaldo Quincardete, explicou que o primeiro Conselho Cooordenador visa avaliar as actividades realizadas no ano de 2019 e as que foram realizadas no primeiro trimestre do ano em curso, bem como planificar as actividades a serem desenvolvidas em 2021 e, ainda, discutir os desafios e constrangimentos, de forma franca e aberta, com vista a melhorar a qualidade de ensino.

Para o combate a corrupção no sector da Educação, Ivaldo Quincardete fez saber que o seu sector, em coordenação com o Gabinete Provincial de Combate a Corrupção, criou Núcleos de Combate a Corrupção em todas as escolas.

Aliás, nessa reunião, uma entidade do Gabinete Provincial de Combate a Corrupção vai proferir uma palestra nesse sentido.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Capturados supostos terroristas em Ancuabe

Vila de Quissanga está isolada

50 terroristas abatidos em Mocímboa da Praia