Governador de Cabo Delgado assiste deslocados, na aldeia Marrupa


O Governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, procedeu à entrega de um donativo às famílias deslocadas, que se encontram reassentadas na aldeia Marrupa, no nistrito de Chiúre. 

O donativo, composto por produtos alimentares de primeira necessidade como arroz, sabão, óleo alimentar, açúcar, feijão, entre outros, vai beneficiar cerca de 614 famílias, que totalizam 2.104 habitantes de Marrupa. 

Valige Tauabo, na breve comunicação que manteve com a população reassentada, pediu às famílias para que cultivem a boa convivência, entre os deslocados e os naturais de Chiúre, com destaque para os populares de Marrupa, para não desviar o princípio da unidade nacional, atitude que sempre caracterizou o povo moçambicano. 

Porque a época chuvosa se aproxima, o governante exortou as famílias para obedecerem às regras elementares de higiene individual e colectiva, por forma a evitar a eclosão de doenças de origem hídrica como as diarreias, a cólera e malária, eliminando as águas paradas. 

Face aos boatos por má interpretação da verdadeira origem das doenças diarreicas, Tauabo pediu aos moradores daquela comunidade para não acatar informações propaladas por pessoas de má-fé, que, segundo as quais, a cólera é trazida por pessoas.

Os deslocados reassentados na aldeia Marrupa, receberam, recentemente, enxadas, catanas, ancinhos e outros meios de produção para darem início as actividades agrícolas e, neste momento, estão empenhados na abertura das áreas de cultivo. Aliás, algumas famílias já terminaram com a limpeza e aguardam pela semente para lançarem a terra. 

Tauabo explicou que o facto de o Governo estar a criar condições para o reinício da vida não significa que vão passar viver em definitivo naquele local, porque as Forças de Defesa e Segurança (FDS) estão a perseguir os terroristas para capturar e responsabilizá-los pelos actos cometidos. 

Nesse sentido, o Governador sublinhou que, quando forem criadas condições de segurança, ordem e tranquilidade públicas naquelas zonas, as autoridades vão comunicar as pessoas para regressarem aos seus distritos de origem e aqueles que preferirem ficar a viver em Marrupa poderão continuar naquela aldeia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Supeia confere posse a novos dirigentes de Cabo Delgado

FDS neutralizam mais um líder do grupo terrorista em Cabo Delgado

Conhecidos nomes dos terroristas que actuam em Cabo Delgado