Edna Tauabo defende a necessidade de integração dos deslocados nos centros de AEA
A esposa do Governador de Cabo Delgado, Edna Algy Tauabo, defende a integração dos jovens e adultos deslocados, não alfabetizados, nos diversos Programas de Alfabetização e Educação Adultos (AEA).
Edna Algy Tauabo falava, terça-feira (24), no Centro de Alfabetização e Educação da Escola Primária Completa do Bairro Eduardo Mondlane, na cidade de Pemba.
Na ocasião, a governante, ainda, apelou aos parceiros de cooperação, que actuam na área de AEA, para repensarem em programas específicos para este grupo alvo, ou adaptarem os actuais programas.
O Informe da Escola Primária Completa do Bairro Eduardo Mondlane, refira-se, indica que o Centro de AEA daquela instituição de ensino, no presente ano lectivo, inscreveu 26 alfabetizandos, dos quais 19 são mulheres.
O facto de as mulheres constituírem a maioria impressionou a esposa do Governador de Cabo Delgado, que louvou o esforço das mulheres que se dedicam na frequência às aulas, tendo encorajado as alfabetizandas a continuarem com esse espírito.
Segundo Tauabo, só com o empenho da mulher no processo de alfabetização será possível reduzir a taxa de analfabetismo na província que, actualmente, é 53.5%, espera-se que até em 2025 venha situar-se na ordem de 39%.
Num outro momento, a dirigente ofereceu à Escola Primária Completa de Wimbe diverso material didático destinado aos alfabetizadores e alfabetizandos.
Após a oferta, ela defendeu que a educação é a chave do desenvolvimento e só há desenvolvimento com educação, “Não adianta termos muitos empreendimentos, muitos projectos, se não estivermos alfabetizados não vamos saber gerir”, concluiu.
Comentários
Enviar um comentário