FADM reforçam segurança marítima em Cabo Delgado

As Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), através da sua Marinha de Guerra, reforçaram o patrulhamento marítimo no Canal de Moçambique, entre a Foz do Rio Ligonha, na província da Zambézia, e a Foz do Rio Rovuma, no norte de Cabo Delgado. O objectivo é garantir que o projecto de exploração de gás natural na Área 4 da Bacia do Rovuma decorra sem sobressaltos.

Segundo Carlos Cossa, Capitão de Mar-e-Guerra, os fuzileiros navais têm, constantemente, feito a patrulha na costa da província de Cabo Delgado, facto que resultou na apreensão de uma embarcação de pesca industrial estrangeira.

Segundo a "Carta", Cossa disse, ainda, que a patrulha realizada pelas tropas moçambicanas fez com que os terroristas deixassem a via marítima e optassem pela via terrestre, em direcção à província do Niassa.

Importa referir que as águas da província de Cabo Delgado foram, durante muito tempo, usadas como rota de tráfico de drogas, assim como de produtos da fauna. Também foram usadas como rota de transporte de recrutas e diversos bens, incluindo armas de fogo, por parte dos grupos terroristas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Supeia confere posse a novos dirigentes de Cabo Delgado

FDS neutralizam mais um líder do grupo terrorista em Cabo Delgado

Conhecidos nomes dos terroristas que actuam em Cabo Delgado