Tauabo lança vacina contra o cancro do colo do útero

O governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, procedeu ao lançamento da vacina contra o cancro do colo do útero, que visa prevenir e controlar os efeitos da doença, assim como reduzir a sua morbi-mortalidade.

A introdução desta vacina surge no calendário nacional de vacinação, em reconhecimento dos governos dos países de todo o mundo que esta doença continua a constituir um grande problema de saúde pública com maior peso em África, em geral e, em particular, na província.

No lançamento, o governante apelou aos participantes que "para o sucesso na luta contra o cancro do colo do útero, é necessário o envolvimento de todos, na adopção de medidas preventivas, concretamente a vacinação e na promoção de saúde, como o caso da prevenção das uniões prematuras no seio das comunidades".

A vacina será administrada em duas doses, com um intervalo de seis meses.

Por seu turno, o director provincial da Saúde, Magido Sabune, referiu que, nos últimos anos, tem vindo a crescer o controlo e o tratamento do cancro do colo do útero, graças ao gabinete da esposa do Presidente da República, que se implementou a vacina contra o papiloma de vírus para combater o mal.

Refira-se que, segundo dados dos últimos nove meses, foram rastreados 115.700 casos suspeitos do cancro do colo do útero, destes 7.864 resultam em positivas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Supeia confere posse a novos dirigentes de Cabo Delgado

FDS neutralizam mais um líder do grupo terrorista em Cabo Delgado

Conhecidos nomes dos terroristas que actuam em Cabo Delgado