Quase 95 mil pacientes estão em tratamento do HIV/SIDA em Cabo Delgado

 


Os dados foram partilhados, esta quarta-feira (01), na esteira das celebrações do Dia Mundial de Luta Contra o SIDA, anualmente assinalado a 01 de Dezembro.

Do universo de 94.594 pacientes, 6% dos quais são crianças, 18.492 iniciaram o tratamento nos primeiros nove meses deste ano, isto é, de Janeiro a Setembro.

No mesmo período, a província testou para o HIV 424.799 pessoas, tendo diagnosticado 10.650 casos de HIV para uma taxa de positividade de 3%. Quer dizer, o número de pessoas testadas aumentou em 53%, quando comparado com igual período do ano passado, enquanto o número de casos de HIV diagnosticados aumentou em 24.3%.

Na cerimónia que marcou a data, as pessoas vivendo com o HIV encorajaram as autoridades de Cabo Delgado a continuar a apostar na expansão dos cuidados sanitários, bem como em iniciativas de educação cívica sobre saúde e vida positiva na comunidade e empoderamento dos grupos vulneráveis.

Diga-se que o evento contou com a presença de quadros e dirigentes de instituições públicas e privadas, organizações da sociedade civil, parceiros de cooperação, entre outros convidados.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

António Supeia confere posse a novos dirigentes de Cabo Delgado

FDS neutralizam mais um líder do grupo terrorista em Cabo Delgado

Conhecidos nomes dos terroristas que actuam em Cabo Delgado