Conselho de Ministros decreta sete dias de luto nacional em memória do Marcelino dos Santo
O governo moçambicano decretou sete dias de luto nacional alusivo à morte de Marcelino dos Santos, veterano de luta de libertação nacional., cujo funeral está marcado para a próxima quarta-feira, na Praça dos Heróis na capital do país
A decisão foi aprovada nesta quarta-feira, em sessão extraordinária do executivo, que decidiu que as exéquias fúnebres do Major General Marcelino dos Santos, que perdeu a vida na terça-feira, vítima de doença, deverão obedecer todas as honras do Estado.
Deste modo o Conselho de Ministros determinou “realizar o funeral de Estado” com as exéquias fúnebres a iniciarem no dia 18 de Fevereiro corrente, com um velório nos Paços do Município, na cidade do Maputo, e o funeral, no dia 19, na Praça dos Heróis, na capital do país.
O Conselho de Ministros destacou a vida e obra de Marcelino dos Santos, realçando “o sacrifício, a coragem, audácia e abnegação na resistência contra a ocupação estrangeira, na luta de libertação nacional contra o colonialismo, na luta contra o racismo e outras formas de opressão e dominação, bem como os serviços relevantes prestados ao Estado moçambicano”.
Refira-se que durante os sete dias em que vai durar o luto, a bandeira nacional deverá estar a meia haste em todas as instituições públicas e privadas e, fora do país, este sinal deverá ser observado nas representações diplomáticas e consulares nacionais.
Marcelino dos Santos (Kalungano) morreu na terça-feira, em Maputo, aos 90 anos, vítima de doença. A notícia foi dada pelo Presidente da República, a partir da cidade de Pemba, em Cabo Delgado, onde orientava um comício.
Filipe Nyusi disse que o país perdeu um herói no qual os moçambicanos devem se inspirar.
Filipe Nyusi disse que o país perdeu um herói no qual os moçambicanos devem se inspirar.
Diferentes personalidades vergam-se em reconhecimento ao heroísmo de Kalungano e o descrevem como um homem que sempre lutou pela libertação do país e dos moçambicanos.
Comentários
Enviar um comentário